O que é a CUCo?

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) faz parte do programa Vem pra USP!, uma parceria da Universidade de São Paulo (USP) e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que busca incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo dos programas dos processos seletivos de acesso no ensino superior.

Todos os alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas estaduais do Estado de São Paulo podem participar da CUCo.

A competição possui duas provas. A primeira é on-line com 18 testes de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais em ciências e matemática. Os estudantes com o melhor desempenho nessa etapa avançam para a segunda fase, que será presencial, e o conteúdo inclui 45 testes, sendo 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades.

Os alunos melhores classificados dos três anos de ensino e de cada escola receberão certificados da USP, visitarão laboratórios de pesquisa da Universidade e terão videoaulas especiais de preparação para o vestibular. Os estudantes do 3º ano do ensino médio premiados ainda participarão do vestibular Fuvest 2018 sem pagar a taxa de inscrição.

Como participar?

O primeiro passo é se inscrever na Competição USP de Conhecimentos. O prazo é de 23 de agosto a 24 de setembro (23h59). A inscrição é feita no site http://vemprausp.org.br. Para se registrar, o estudante deve informar o número do CPF e do RG e preencher o formulário on-line.

Durante a semana de 25 a 29 de setembro, o aluno deverá acessar o mesmo site da inscrição para realizar a prova on-line.

Como é a prova da 1ª fase?

São 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais em ciências e matemática.

Instruções para a realização da prova: as questões são baseadas em trechos de vídeos de ciência ou de aulas. Após assisti-los, o aluno responde os testes que possuem quatro respostas como alternativas, sendo apenas uma correta. O tempo total da prova é de 1 hora.

O conteúdo das questões é escolhido para cada aluno de acordo com o ano do ensino médio no qual ele está matriculado.

As perguntas da primeira fase da CUCo são baseadas no currículo do ensino médio definido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Esse material está disponível neste site: http://www.educacao.sp.gov.br/curriculo

Os estudantes com o melhor desempenho, totalizando até 30% do total de inscritos, avançam para a segunda fase, que será presencial nas unidades do programa Escola da Família.

Os convocados e os locais do exame serão divulgados no site http://vemprausp.org.br, no dia 6 de outubro.

Como é a prova da 2ª fase?

Instruções para a realização da prova: são 45 questões de múltipla escolha: 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. São quatro alternativas, sendo uma correta. O conteúdo exigido é de acordo com o ano no qual o aluno está matriculado.

A prova será realizada no dia 22 de outubro, das 13 às 16 horas. O local do exame estará disponível no site http://vemprausp.org.br, no dia 6 de outubro.

As perguntas da segunda fase da CUCo são baseadas no currículo do ensino médio definido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Esse material está disponível neste site: http://www.educacao.sp.gov.br/curriculo

O estudante poderá acessar o site da CUCo http://vemprausp.org.br para saber o seu desempenho, também será divulgada uma lista com os melhores resultados.

Quem pode participar?

Qualquer estudante do ensino médio da rede pública pode se inscrever na competição. Nesta edição, os prêmios serão exclusivos para os alunos de escolas municipais e estaduais, vinculados à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e outras unidades não vinculadas à secretaria serão beneficiados com prêmios a partir da próxima edição da CUCo.

Benefícios para os alunos

Todos os participantes terão à disposição videoaulas de matemática ministradas especialmente pelos professores do cursinho da Poli USP. Outras sugestões para estudo também estarão disponíveis no site do Vem pra USP!.

Serão premiados estudantes do 1º, 2o e 3º anos de cada escola participante que conseguirem o melhor desempenho. Esses alunos receberão certificados da USP, poderão visitar laboratórios de pesquisa da Universidade e ainda outros prêmios que serão divulgados posteriormente no site.

Os alunos premiados que estejam cursando o 3º ano do ensino médio e tenham interesse em realizar o vestibular Fuvest 2018, estarão isentos da taxa de inscrição, ou seja, não terão que pagar a taxa. A Fuvest é a organizadora de um dos processos de seleção para estudar na USP.

Datas importantes

Inscrições: 23 de agosto (10h) a 24 de setembro (23h59)

1ª fase - prova on-line: 25 (10h) a 29 de setembro

Divulgação aprovados 2ª fase: 6 de outubro

2ª fase - prova presencial: 22 de outubro

USP

A Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição pública, ou seja, os cursos são gratuitos. Há diversos apoios para o estudante, como auxílios moradia, transporte e alimentação. Mais informações em http://sites.usp.br/sas/

Há duas formas de estudar na USP: por meio da prova do Enem, no qual a seleção é organizada pelo Ministério da Educação, ou prestando o exame vestibular organizado pela Fuvest. Veja mais informações em http://www.prg.usp.br/?p=20735

A USP é composta por 42 unidades, onde são oferecidos 182 cursos de graduação. Confira os cursos neste site http://prceu.usp.br/uspprofissoes/profissoes/ e http://jornal.usp.br/tag/cursosfuvest2018/

No município de São Paulo, a USP possui unidades de ensino:

- na Cidade Universitária, no bairro Butantã

- no Centro (Faculdade de Direito)

- no bairro Cerqueira César (Faculdade de Medicina, Saúde Pública, Escola de Enfermagem), ao lado do Hospital das Clínicas

- na zona leste (EACH), no bairro Ermelino Matarazzo

No interior, há campus da USP nas cidades:

- Ribeirão Preto

- São Carlos

- Bauru

- Pirassununga

- Piracicaba

- Lorena

No litoral, há um campus em Santos